O EXERCÍCIO DA GRATIDÃO!

 O EXERCÍCIO DA GRATIDÃO!
(REFLEXÕES AQUARIANAS No 2)
EDUARDO CHIANCA (20-03-2020)
Podemos considerar a gratidão como uma virtude de ordem divina, espiritual, pois podemos enxergar a realidade como ela é, com clareza, sem os “véus” mentais que existem no nível do ego, prisioneiro em padrões, crenças e atitudes emocionais limitadoras. Onde não existe a gratidão, o ego está sempre insatisfeito com a situação presente, criticando, julgando, reclamando e com críticas negativas, pois estes são seus “alimentos” emocionais.
Quando magnetizamos o nosso pensamento com a energia da gratidão, atingimos níveis vibracionais muito elevados e com os quais entramos em ressonância harmônica, e recebemos uma nutrição espiritual, que alimenta o nosso coração com a energia do amor. Na perspectiva da gratidão, você agradece por estar vivo, respirando, andando, pensando, pelo céu, pelas nuvens, pela Mãe Terra e pelo Pai Sol, que nos dão a vida.
Olhando de uma perspectiva da nossa alma (campo áurico/corpos sutis) e do nosso Eu Superior (corpo espiritual), entre as virtudes divinas que possuímos, o amor é o primeiro e em seguida vem a gratidão, não apenas como um padrão mental, mas como um exercício que precisa ser praticado, como um exercício físico para o corpo, que vai sendo condicionado passo a passo, num processo evolutivo, em função da nossa intenção ou vontade, que movimenta a nossa  energia vital, energizada pelo pensamento, uma vez que  a energia segue o pensamento. 
Para que esse exercício da gratidão seja compreendido em sua atuação nos nossos corpos (físico, etérico, emocional e mental) e assim poder ser praticado de uma forma consciente e científica, é preciso que façamos algumas considerações. 
O primeiro aspecto é o fato de que ainda vivemos em um mundo de dualidade, submetidos a condições físicas, emocionais e mentais negativas e positivas, de livre arbítrio,  submetidos à lei da ação e reação (a lei cármica), embora a tendência seja na direção do positivo, da unidade divina, à medida que continuamos a nossa jornada evolutiva da alma, uma vida após a outra, no desenrolar da Era da Luz, de Aquários.
Um segundo aspecto é que podemos considerar esta transição planetária da nossa Mãe Gaia, como o parto cósmico de uma nova humanidade, mais evoluída, e como em todo parto, existem as dores e o “ranger de dentes”. Nós já estamos vivenciando este “parto”, esta “partida” para um novo estado de consciência, só que a humanidade se acostumou com a “normalidade” das guerras, das doenças, da miséria, da fome, dos imensos desequilíbrios sociais e financeiros, onde menos de 1% da população detém 99% dos recursos financeiros das nações.
Por  isto, veremos cada vez mais, neste início de transição, um “chamado” ou um grito dilacerante do parto da Mãe Terra, com  desastres naturais, terremotos, tsunamis, furacões, inundações, secas, temperaturas extremas e, no nível social, instabilidade política, guerras, terrorismo e outros movimentos, além da consequente, depressão, preocupação, ansiedade, raiva, indignação e medo.
 Embora estas “dicas” estejam expressas no livro Apocalipse (revelação), de João, discípulo de Jesus, não é preciso chegar ao conhecimento destas profecias, bastando olhar “de olhos bem abertos”, para a realidade do presente, que já estamos vivenciando esta transição. 
Logo, devemos enxergar esta transição de uma forma positiva, como uma oportunidade de serviço proveitoso, não apenas para a nossa própria evolução mas, principalmente, por podermos ajudar outras pessoas no seu despertar e, como consequência, ajudando à nossa Mãe Gaia, um ser divino, cósmico, uma consciência, que nós esquecemos e a tratamos como “coisa morta”, dilacerando a sua “carne” (elemento terra), com a mineração, asfalto, megacidades, etc; o seu “sangue” (elemento água, rios, mares); a sua atmosfera (elemento ar); e o mais grave e danoso de todos, o seu campo vital, energético (elemento éter), com seus sentimentos, pensamentos negativos de todas as formas. Então, fazendo uma abordagem correta, de uma perspectiva mais abrangente, realmente existe a necessidade urgente, antes que seja tarde demais, do “fogo purificador”, em todos os níveis, para que surja a oportunidade de uma nova humanidade, mais mansa. Como disse Jesus: “Os mansos herdarão a Terra.”
Por isso, mantenha a gratidão e sinta o privilégio e a honra de estar agora neste momento histórico, onde apenas manter uma atitude de equilíbrio emocional já fará uma imensa diferença por poder ancorar as vibrações divinas que estão sendo transmitidas por seres angelicais, mensageiros da Luz Maior, de dimensões elevadas, mas que precisam das “tochas” que ancorarão o fogo – elemento este que só se manifesta através de outro elemento – , que irradia uma luz que clareia o caminho. Está além da nossa compreensão humana, mesmo nas pessoas já despertas, a percepção da quantidade de ajuda espiritual que já estamos recebendo, com bênçãos de amor e gratidão, pois é fundamental a parceria dos que “estão embaixo”, nós, com os que estão em cima, “eles”,  que somos “nós”, em outras dimensões.  Estes Seres, Pleiadianos, Sirianos, Arcturianos e outros da Luz, sentem por nós a maior honra e respeito, pela nossa coragem de encarnar nesta transição e buscarmos nos purificar, elevando a vibração da alma, para que possamos entrar em ressonância  telepática com o nosso Eu Superior e com Eles e, assim, podermos servir, manifestando o que viemos fazer, o sacro-ofício, a missão.
Um terceiro aspecto é que, quando a prática da gratidão é dominante em nossa consciência, os desafios, as dificuldades e os problemas se transformam em oportunidades de crescimento, professores ou mestres que estão nos mostrando algo que precisa ser trabalhado e desenvolvido. Quando se analisa com clareza estes “desafios da vida”, eles, na maioria das vezes, não são de ordem física, como uma dor ou doença, mas são questões emocionais como raiva, medo, depressão, culpa, ou mentais, como ansiedade, preocupação, egoísmo, inveja; são na realidade, “doenças da alma”,  que quando curadas, as outras, por consequência, são também curadas, todas no nível do ego-personalidade.
Observando sob outro ângulo, a maior dificuldade para o exercício da gratidão são os “apegos” e “resistências” do ego, gerados por padrões mentais – muitas vezes transferidos de outras encarnações -, atitudes e sistemas de crenças, que criam uma rigidez à mudança, a uma nova abordagem psíquica mais flexível. Diz a sabedoria popular: “Se quiser melhorar, tem que mudar!”
A INFLUÊNCIA DA GRATIDÃO SOBRE O PENSAMENTO
Como já visto os nossos “corpos”, ou melhor, campos eletro-magnéticos, emocional (ou astral) e mental, podem estar em sintonia com todo um espectro vibracional, desde faixas muito baixas, como  as emoções de medo, raiva, tristeza, indignação, etc, até as mais altas, divinas, como alegria, contentamento, entusiasmo, esperança, amor, harmonia, iluminação, etc, como em um rádio receptor de faixa larga. Todas estas vibrações estão varrendo continuamente a superfície da Terra e a sua humanidade, e a pessoa vai sintonizar, entrar em ressonância, de acordo com a vibração gerada pelo seu pensamento, que funciona como um dial de rádio que nós manipulamos para escolher a estação desejada, da mais baixa à mais alta.
Esta trindade energética, criadora, que chamamos pensamento se origina em nosso coração físico, que é um gerador de campos magnéticos toroidais, que aumentam o nosso campo áurico, de forma harmoniosa, coerente ou não. 
Logo, fica claro que quando temos à prática da gratidão como virtude divina em nosso coração, além de ser um sinal de despertar da consciência, ela também funciona  como um instrumento para nos elevar cada vez mais alto, e com consistência, próprio dos mestres, que já passaram, nesta ou em outras encarnações, por aprendizados, na dualidade como discípulos, com os altos e baixos, próprios dessa fase de aprendizado,na jornada da vida.
Concluindo, com a prática da gratidão, mesmo vivendo na dualidade, a nossa percepção  da realidade muda completamente do negativo para o positivo, onde as dificuldades e problemas se transformam em desafios, em professores e guias que criam oportunidades evolutivas. Relembrando que o ideograma chinês para “crise”, se compõe  de dois outros: risco e oportunidade.
A escolha é sua! Reflita sobre isto!
 Boa jornada!
( Escrito em 06-11-2017, na Rússia).)
Article footer.