O SIMBOLISMO DO TAO (mistérios revelados).

O SIMBOLISMO DO TAO (mistérios revelados).

O símbolo do “TAO”, que significa “caminho” em chinês é o símbolo da filosofia conhecida por taoísmo, e é um dos ideogramas mais sintéticos e, ao mesmo tempo, mais abrangente dos princípios cósmicos das leis universais, divinas. 
Ele é constituído de um círculo (que simboliza a totalidade, o universo, a fonte ou divindade absoluta, o vazio que possui todas as possibilidades, como o número zero), envolvendo duas energias ou polaridades, como dois peixes, yin e yang. O yin, preto, feminino, possui um olho branco, que dá a criação ao yang, branco, masculino, que possui o olho preto, que cria o yin, gerando um dinamismo perpétuo entre as duas polaridades que é simbolicamente representado pelo número oito, o infinito, ou o Lemniscata.
O peixe branco, simboliza o mundo da matéria, masculino, duro (hardware), visíve,l manifestado, exotérico, iluminado pela luz do  Sol. E o peixe negro, feminino, macio, flexível (software), o mundo espiritual, mental, os campos magnéticos, o espaço inter-estelar, escuro, invisível na sua essência, implicado, esotérico. 
Estes dois peixes, símbolo do elemento água, de onde é gerada a vida, como o espermatozoide, masculino, de polaridade positiva, fecunda o óvulo, feminino, de polaridade negativa, formando uma “bateria”, no interior do óvulo, esférico, que forma uma totalidade criadora, um círculo que contém o masculino e o feminino, intrínsecos à toda ser humano, onde o feto ou embrião nasce feminino, e só depois de algumas semanas, faz a diferenciação ou a escolha de gênero ,(em função da programação cármica anterior à concepção),  em função das ativações endócrinas dos hormônios masculinos (testosterona) e femininos (estrógeno e progesterona).
Em termos energéticos esta “bateria” é um  toroide (dois polos:positivo/yang, negativo/yin), e o campo magnético”áurico” do planeta Terra, com os seus pólos norte e sul; em termos psicológicos, a humanidade  do hemisfério norte, é “masculina”, yang, do hemisfério cerebral esquerdo (yang), enquanto no hemisfério sul, feminino, yin, mais espiritualizado, que esta sendo reativado nesta Nova Era de Luz,( de Aquários, a partir de 2012), de onde as ondas energéticas espirituais irão alimentar a totalidade do nosso planeta, da forma que o polo sul magnético da Terra, feminino, alimenta o polo norte, masculino (por isto a bússola, magnética se alinha com o fluxo deste campo, sul/norte) e aponta sempre para o polo norte, magnético.

Podemos agora fazer uma correlação deste sintético símbolo, com os sete princípios cósmicos  herméticos:

1 – Polaridade – Yang (positivo) – Yin (negativo)
2 – Gênero – Yang (masculino) – Yin ( feminino)
3 – Carma – Ação (Yang), vontade, escolha, gera uma Reação ( Yin), um efeito ou consequência  que realimenta a causa, gerando a lei cármica, do mundo da dualidade.
4 – Vibração – Os dois pólos energéticos , Yang e Yin, naturalmente geram uma vibração ou frequência e os ciclos
5 – Ciclo 
6 – Mentalismo –  O mundo é mental, espiritual, magnético, energético. Como na Terra  da relatividade (E= mc2  ), a energia, espírito, Yin, gera a matéria Yang.
7 – Correspondência – O que está em baixo é o que está em cima, é a lei da totalidade (holográfica) representado pelo círculo que é a unidade cósmica, divina, que se manifesta no todo, visível (Yang) e invisível (Yin).

Resumindo, o “Tao”, o caminho, contém os ensinamentos ancestrais dos grandes mestres do passado, que vivenciaram em seus corpos físicos, Yang, a energia do espírito, Yin, formando uma totalidade holográfica, entre o ser humano e Deus -Pai(Yang)/Mãe(Yin), mas depois de alguns milênios de desequilíbrio com a predominância dos vários aspectos”Yang”, do masculino, do patriarcado, do intelectualismo racional do hemisfério esquerdo, que sufocou o aspecto “Yin”, feminino, intuitivo, que conecta ao espírito, ao Eu Superior, sentado no  1° degrau (5d) do mundo espiritual, invisível. 
A boa notícia, é que já entramos na Era da Luz, do holístico, da unidade, do equilíbrio Yin/Yang, da homeostase, da coerência cardíaca, da energia do amor, que aumenta a nossa  dualidade cerebral, transformando-a numa unidade consciencional, onde os dois peixinhos simbólicos do “Tao”, como na metamorfose da lagarta no casulo (crisálida ), que vira uma linda borboleta, com suas asas, simbolizando, a unidade convergente entre a ciência e a espiritualidade, uma alimentando a outra, na direção da Luz Divina, do “caminho” que todos nós termos que trilhar, cedo ou tarde, onde a nossa dualidade se dissolverá na unidade divina do “Tao”, do caminho para Deus.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

1 – Em termos energéticos, esta polaridade positiva e negativa, como uma bateria, gera fagulha, elemento fogo, um campo elétrico e, uma consequente diferença de potencial energético e uma fricção, cujo objetivo é o equilíbrio, na direção da unidade, da energia apenas potencial, da unidade cósmica divina, do Deus absoluto. Em termos cosmológicos, a ciência já descobriu o “Buraco Negro”  no centro da galáxia, mas ainda falta descobrir o “Buraco Branco”.

2 – É esta fricção ígnea do Yang e Yin, que produz a evolução cósmica, que é um princípio universal, micro e macro, representado no Hinduísmo pelo simbolismo da “Dança de Shiva”, da criação (Yin), e da destruição (Yang), que produz a evolução.

3 – No nível do ser humano, esta “dança” entre o Yang e o Yin, se manifesta em todos os níveis: físico, emocional, e mental. 
      Físico: inspiração/expiração: alimentação/evacuação; apoptose (nascimento e morte das células); encarnação/re-encarnação ; etc.
         Emocional: —–  
         Mental: padrões mentais típicos, masculino (racional), ação, agressão, guerra
 e feminino (intuitivo).

4 – Este símbolo também se aplica ao ser humano, onde o olho preto, Yin, representa o hemisfério direito, Yin, que controla o lado esquerdo do corpo, Yan, e, o olho branco,Yang, representa o hemisfério esquerdo, Yang, que controla  o lado direito, Yang, e, a curva no meio é a coluna espinhal.

(Rússia, 07-06-2017)

Article footer.