O CONCEITO DE EGRÉGORA

O CONCEITO DE EGRÉGORA

O conceito de egrégora ( DAR A ORIGEM DA PALAVRA) é bastante interessante e um pouco difícil de entender nos primeiros momentos, para a nossa mente racional do mundo ocidental. A egrégora é um conjunto mental de conceitos que nós praticamos ao longo da nossa vida e que vai muitas vezes se alterando ao longo da nossa dela. Muitas vezes agimos ou pensamos de alguma forma particular sem perceber não é devido ao nosso livre arbítrio mas sim por causa de uma egrégora. Todos nós vivemos em diferentes egrégoras sem perceber. Todos os processos mentais vão formando egrégoras, pequenas ou grandes. Acho que primeiro usou o conceito de egrégora foi Jesus quando disse que “quando duas pessoas, ou mais, estivessem reunidas em seu nome ele estaria junto”. A forma mais simples de explicar egrégora é através de exemplos. As egrégoras mais poderosas são as nossas crenças e consequentemente as diferentes religiões.
Cada religião tem as suas regras e rituais,, seguem um determinado avatar, possui as suas crenças, um código de ética para ser usado deste lado da vida e normalmente diz o que vai ocorrer quando passamos para o outro lado, quando “morremos”. Evidentemente este processo de morte do corpo físico é comum para todos os seres humanos, não tem nenhuma lógica a natureza ou ficar agindo diferentemente para cada ser humano em função da sua religião. Sendo assim, as pessoas que seguem determinada religião fazem assim por causa da egrégora daquela religião. A mesma coisa acontece com os povos de diferentes países ou mesmo raças: eles tem características próprias que o identificam entre os demais. Isto é devido à egrégora daquele povo. De forma simples, sempre que se forma um aglomerado humano pensando de forma semelhante, vai formando as egregoras ou uma mente coletiva, onde cada pessoa vai se conectando, tal qual nos conectamos na internet., e a partir daí começamos a agir de acordo com as regras daquela egrégora. Existem egregoras de times de futebol, e principalmente nas grandes corporações, onde são feitas verdadeiras lavagens cerebrais, onde todos pensam igual e até de vestem da mesma forma. Tecnicamente, poderíamos dizer que nós vamos nos sintonizando nas diferentes freqüências energéticas daquelas egrégoras que nós temos afinidade, pela lei da ressonância ou da atração. O pessoal de marketing é especialista em criar egrégoras artificiais e através da propaganda vão criando-as de acordo com os interesses das empresas que estão por trás deles. O caso da moda é muito visível a cada estação. Na minha época de executivo era a gravata: alargava, estreitava, bolinhas, a cor da moda de Manhattam, e assim vai. Ás vezes é em função de um alto executivo ter uma determinada mania, que os subalternos começam a imitá-lo e inconscientemente vão formando uma egrégora. Outra questão interessante é que ela se comporta como um ser vivo, se for alimentada vai crescendo ou o contrário.
Em termos psicológicos que abordou pela primeira vez este assunto foi Carl G. Jung, quando cunhou o termo “inconsciente coletivo”. Você poderia se divertir um pouco agora e descobrir em quantas egrégoras você está conectado e em muitas delas, de forma inconsciente. Como um último exemplo, se este livro tiver sucesso e influenciar muitas pessoas, também vai criando uma egrégora. A razão destes conceito é para explicar a tecnosfera e a noosfera que vem em seguida.

Article footer.