AS CAMADAS CONSCENCIAS DA TERRA

E OS ENVELOPES DA TERRA: BIOSFERA, TECNOSFERA E NOOSFERA

Embora seja um pouco técnico, é importante ter uma visão geral destas três camadas ou envelopes que circundam a terra.

BIOSFERA

A biosfera é pouco conhecida da maioria das pessoas hoje, tal qual a força da gravidade era desconhecida de toda a humanidade anterior há apenas 300 anos, época da sua descoberta por Newton, embora ela sempre tenha existido, A palavra Biosfera, vem de bio=vida, mais esfera= a que tem a forma de um globo,
A biosfera é o envelope físico da terra, é “o ambiente”onde todos nós vivemos. Tecnicamente, é um sistema integral biogeoquímico, uma unidade complexa com seus próprios princípios e leis que rege tudo que existe na terra. A denominação comum e inadequada para este sistema complexo, que contém a soma da vida e de seus sistemas orgânicos e inorgânicos disseminados por toda a terra é chamado de “ambiente”, onde o ser humano é apenas um dos componentes do sistema. Só a partir de 1969, quando o homem saiu pela primeira vez da biosfera, a bordo de um foguete arremessado para a lua, e vimos o nosso pequenino e lindo planeta azul que tomamos consciência de sermos seres planetários. Todas as agressões contra a natureza são na realidade contra a própria biosfera, contra a vida do planeta. Quem quiser se aprofundar neste assunto e compreende-lo melhor, o cientista russo V. I. Vernadsky (1863-1945), foi o precursor do tema, com uma obra intitulada A biosfera e o próprio Argüelles ao longo das suas obras. A evolução normal seria da biosfera- o envelope “físico” da terra para a noosfera- o envelope menta da terra, mas foi construído artificialmente uma camada entre a biosfera e a noosfera, denominada de tecnosfera-o envelope tecnológico.

A TECNOSFERA

A tecnosfera é o fruto da revolução industrial, que entrou em combustão nos últimos 50 anos, através da tecnologia, do consumismo materialista e da globalização, que não tem nada de planetária, pois é altamente sectária, nacionalista e fragmentada. Por causa disto o homem, vivendo num tempo artificial e sem propósito de vida, se perdeu no materialismo, esquecendo qual a sua missão na terra e perdendo a sua ligação com o divino. A tecnosfera é este mundo caótico em que vive o mundo “civilizado” ocidental, vivendo manipulado pela propaganda diária de coisas que ele não precisa e do qual acaba ficando escravo, sem perceber, nos mais variados vícios. Quem tem vício não é um ser humano livre um escravo.
A principal prisão no mundo ocidental é a falta de tempo, ele gasta de forma o único recurso que ele possui atrás de ter as coisas, em vez de descobrir o que ele veio fazer neste planeta e a partir daí, seguir na sua verdadeira missão nesta curtíssima jornada neste planeta.

A NOOSFERA

Este termo foi cunhado pelo filosofo francês Pierre Teilhard de Chardin,sendo a noosfera o envelope mental da terra.

Article footer.