A verdade e a mentira

INTRODUÇÃO

Nos tempos atuais, “modernos”, tem havido um esquecimento ou mesmo desconhecimento, de ignorância das leis universais, que se mantém atualizadas, reais e verdadeiras, independente de os seus usuários a conhecerem ou não ou dos modismos de plantão.

Estas leis perenes são o estudo de todas as escolas do conhecimento antigo, da sabedoria das leis cósmicas, divinas, sejam elas: Teosofia, Rosa-Cruz, Hermetismo, Antroposofia, Gnosis, Cabala e tantas outras e, principalmente, dos “buscadores da Verdade”, que procuram se conectar diretamente á mente cósmica, ou os chamados “registros akáshicos ou Akasha”, para “beber na fonte”, como um bom lobo ou águia, na ciência xamânica.

A dualidade Verdade-Mentira, dentro de um pensamento dialético, maniqueísta, aparece como possibilidades válidas, dentro deste contexto dual de livre arbítrio humano, dependendo da situação que se apresenta.

A VERDADE

Porém dentro das leis cósmicas de um universo ou multi-versos, não dual, mas unificado, de um grande holograma quântico cósmico, cada pensamento, palavra e ato tem um efeito que gerará uma consequência, causando uma cadeia de ação e reação, causa e efeito, como se aplicam em todas as leis, inclusive com a segunda lei da física clássica, Newtoniana, que “cada ação corresponde a uma reação idêntica e de efeito contrário”. No hermetismo, isto é uma das sete leis cósmicas, chamada de ação e reação.

Na natureza divina, seja em sua manifestação micro ou macro- cósmica, só existe a verdade, o positivo, como da mesma forma a mente humana só reconhece o positivo, como fica comprovado cientificamente na teoria da “programação neuro-linguística” (PNL).

Por causa desta positividade programada, existe uma constância cíclica na natureza que pode ser simulada através da ciência, que em seus vários ramos de estudo da natureza, pode gerar fórmulas, equações, modelos matemáticos e outras leis que representam esta forma de funcionamento da natureza, em suas infinitas manifestações, á nível material, físico, eletromagnético, quântico ou de universos paralelos (teoria das super cordas), mental e conscencial.

A MENTIRA

A mentira, por sua vez, é uma quebra destas leis cósmicas, como pode ser comprovado também cientificamente através de um dispositivo eletrônico, chamado “detector de mentiras”, normalmente usado legalmente pela polícia, para descobrir quando as pessoas estão faltando com a verdade. Isto também pode ser identificado sutilmente pela posição e brilho dos olhos de um candidato a um cargo por um entrevistador experiente.

Não esquecer que a palavra é energia, uma força, um poder, uma vibração amplificada, um verbo (“no início só havia o verbo e deus era o verbo”) e é gerada a partir da geração de um pensamento, uma idéia, uma energia mental, que gera um campo magnético (chamado de forma-pensamento). Além disto, o principal fator de diferencia o ser humano do resto dos mamíferos e a sua capacidade divina de usar a vibração, a voz, de forma criativa, para atingir outros níveis vibracionais ou oitavas superiores deste universo multidimensional, no qual estamos inseridos, como um universo de energia, semelhante a um oceano de água, onde cada movimento que se faz gera uma propagação, como se pode observar ao jogar uma pedra em um lago em repouso. Os nossos pensamentos é ainda mais amplificado pelo poder da palavra  afetando não apenas os que nos cercam, mas todo o universo.

Apenas relembrando: o filme chamado “Efeito borboleta”, as experiências com a água pelo cientista japonês, Dr. Masaru Emoto, ou as parábolas do mestre Jesus: “ quando pensas em matar já matastes”, “o que faz mal não é o que entra (na tua boca) é o que sai” (palavras, vibrações). Também não esquecer que vibrações são utilizadas em todos os rituais ou cerimônias religiosas ou espirituais (existe uma grande diferença entre religião e espiritualidade, mas isto é outro assunto), como preces, orações, mantras, sons de sinos e outros instrumentos, todos com o único propósito de elevar a vibração. Na vida cotidiana, a música tem os mais variados efeitos sobre a psique humana, como trazer paz ou agitação, alegria ou tristeza, raiva, depressão, despertar lembranças boas ou más, etc.

Vamos agora analisar os vários aspectos de faltar com a verdade- a mentira.

1-   Em português, a palavra mentira vem de mente: “A mente, mente!!. Isto se refere á mente inferior, controlada pelo hemisfério  esquerdo, analítico, racional, masculino que controla o ego.Isto equivale á grande mentira do pensamento cartesiano, dual, dominante no hemisfério ocidental: “penso, logo existo”. Esta mente é dual e manipuladora, sem compromissos com a verdade, mas com os interesses egóicos, dissociados de uma consciência mais elevada. É o que vemos acontecer nos tempos atuais, onde não existe mais a prática generalizada da verdade, do poder do “fio do bigode” e da “palavra dada, compromissada” de gerações anteriores, onde a palavra tinha um poder

2-   Do ponto de vista fisiológico, a mentira gera um grande desequilíbrio cerebral, neuronal, afetando todo o corpo, que é detectado pelo “detector de mentiras”, que observa uma alteração nas ondas cerebrais (medido pelo eletro encefalograma acoplado), variação nas pupilas dos olhos, da frequência cardíaca e respiratória, do tônus muscular e da voltagem e resistência elétrica da pele. Este efeito ocorre no cérebro reptiliano, que controla o sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático) que controla automaticamente as nossas funções vitais e não é controlado diretamente pela mente. Por isto, é comum as pessoas mentirosas sentirem dores na nuca (cervical), pois cada vértebra é um holograma que “fatia” energeticamente o nosso corpo (tecnicamente chamado de metamerização).

3-   Consome uma quantidade enorme de energia e de memória para manter a lembrança da mentira como uma verdade. Por isto que “a mentira tem pernas curtas”, pois não é um processo natural.

4-   Deixa sempre a pessoa num estado de defensividade constante, de medo, de ser desmascarado, mesmo nas pessoas cínicas e hipócritas, que, aparentemente, não tem a verdade em sua escala de valores.

CONCLUINDO

Existe a “Verdade”: cósmica, divina, absoluta, imutável, e a “nossa verdade”: relativa, mutável, que vai evoluindo á medida que expandimos o nosso conhecimento intelectual, externo, exotérico, dual e egóica (do hemisfério cerebral esquerdo) para a nossa sabedoria interna, intuitiva, esotérica, unificada, divina do hemisfério direito e glândula pineal, (que nos conecta ao nosso espírito ou Eu Superior) e daí ás dimensões superiores) que vai paulatinamente, em uma jornada espiritual, expandindo a nossa consciência e sabedoria á níveis mais transcendentes, gerando uma cosmovisão de um Universo divino.

Em termos científicos, a parábola do grande mestre sobre “Busqueis a verdade e ela vos libertará”, se explica através da ativação dos neurônios do hemisfério cerebral direito (que pensa, não o esquerdo, que raciocina) quando estamos em um processo de busca de novos conhecimentos da vida, podendo gerar um despertar da glândula pineal que faz a conexão intuitiva ao Eu Superior, que reside em um estado unificado de consciência cósmica. O famoso “Eureka” de Arquimedes se refere á este “insight” que gera um raio de clareza mental, além da ilusão da mente dual, separada e adormecida.

Logo, nunca devemos mentir e a “nossa verdade” sempre  deve ser expressa de uma forma amorosa, sem ofensas, compassiva e, muito importante, no momento certo, fora do calor das emoções.

Se tiveres mentiras em tua vida que não queres dizer, cala-te, muda e “não peques mais”, como disse o mestre Jesus. Não existe julgamento nem condenação nos níveis superiores da Hierarquia Espiritual, a Grande Fraternidade Branca, pois somos deuses guerreiros e corajosos encarnados neste planeta em fase de transição tão complexa e difícil. Apenas livre-se das energias negativas (pensamentos, palavras e atos), verdadeiros lixos cármicos, toxinas, venenos, que estão sendo transmutados em Luz, dos pecados sendo incondionalmente perdoados, pois nesta nova era de Aquários, temos a grande oportunidade de resgatarmos a nossa divindade esquecida, de que “somos deuses”, co-criadores de uma nova realidade neste planeta.

Bênçãos de Amor e Luz,

Eduardo.

E-mail.: eduardochiancarocha@gmail.com

Escrito em Lisboa, 27-04-2014.