A RESPIRAÇÃO

A RESPIRAÇÃO
O alimento primordial de todos os corpos sutis e do próprio corpo físico é a energia vital. A fonte primordial de energia vital é a respiração que é o alimento direto de todos os corpos sutis, tal qual a água e os alimentos sólidos são para o traje físico. A respiração consciente, aquela que é comandada pela mente deve ser usada de forma intencional como um método de cura de qualquer parte do corpo, físico ou sutil.
A experiência de respirar, normalmente conduzida pela maioria da humanidade em uma forma automática e superficial, é da maior importância para a saúde humana, na sua forma mais abrangente, e ela determina e influencia muitíssimo seus pontos de vista e seus valores. A sua respiração seleciona as suas janelas de observação do mundo como também do seu significado na sua vida.
Quando você respira de forma superficial o seu cérebro não recebe oxigênio senão para as situações costumeiras do seu cotidiano. Muitas das suas experiências mais gratificantes ocorrerão através das respirações mais profundas e efetuadas lentamente.
Ao inspirar profundamente grandes quantidades de ar puro, você aumenta de forma considerável o seu estoque de energia vital, aumentando a sua concentração e maior acuidade mental.
Quando você altera a sua respiração ela também afeta e modifica os seus sinais e padrões do seu cérebro. Estes padrões e ritmos são chamados de ondas cerebrais. À medida que sua respiração se torna mais lenta, as células do seu cérebro, chamadas neurônios, começam a se mover em um padrão mais sincronizado. Sempre que você aprofunda a sua respiração você modifica a sua percepção e os pensamentos de tornam mais claros e objetivos em vez de confusos e dispersos. Com o advento da clareza mental vem as ondas de otimismo e de maior sintonia com o coração e com as energias sutis do universo. As suas emoções tendem a se tornar mais calmas e mais em equilíbrio. Em oposição, as respirações mais rápidas, superficiais, levam o cérebro ã freqüências mais altas o que leva ã uma situação de pressão e de estresse.
A respiração superficial também enfraquece o seu sistema imunológico, deixando a pessoa mais susceptível às doenças tanto físicas como emocionais e mais vulneráveis às situações de estresse.
É assim que vive a humanidade atualmente, sempre com o cérebro em alta rotação e é altamente contagiosa na vida agitada dos dias atuais, estimulando o medo e a insegurança, no mundo competitivo. Ela também causa uma sensação de se está sempre atrasado e de precisar apressar-se gerando mais pressão e estresse, transformando a sua vida em uma grande luta, em que você tem que se esforçar cada vez mais. Isto é ótimo para as empresas mais é péssimo para a sua saúde e a sua qualidade de vida.
Para entender a influencia da respiração sobre as ondas cerebrais, temos vários estados de freqüência vibracional. Nos momentos de vigília, de atividade mental, com o uso do meridiano esquerdo do cérebro em proeminência normalmente estamos no estado beta, com as freqüências cerebrais mais altas, entre 12 e 30 hertz. Durante as situações de relaxamento, meditação, nos casos dos curadores, quando está em sintonia com as vibrações curadoras superiores, entramos em beta, com freqüências entre 8 e 12 hertz. No sono leve, entramos em teta, entre 4 e 8 hertz e no sono mais profundo em delta, entre 1 e 4 hertz.
Estes estados de consciência podem ser modificados através de uma respiração consciente, mais lenta e profunda. Ondas cerebrais mais lentas, criadas conscientemente pela respiração, geram uma estabilidade interior além de propiciarem uma sensação de alegria, prazer e uma maior conexão com o Eu Superior. A ciência já descobriu através das ondas teta que existe um estado de consciência mais profundo, de muita paz. Você pode conscientemente maior estado de paz e sabedoria através de respirações mais lentas e mais profundas. Situações de medo e de pânico também podem ser eliminadas aprofundando a sua respiração. Experimente.

Article footer.